quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Programação 2º Dia

DATA : 05 DE SETEMBRO DE 2010

08:00h às 08:30h – Café ecológico

08:30 às 09:00 – “Vivência de sensibilização”

(Alongamento, Automassagem, Pendulo)

Membros da Unidade de Terapias Complementares – UNIPAC e PACEM – Programa Interdisciplinar em Artes Dramáticas, Ciências Sociais e Ecologia da Mente – PACEM; Hospital Escola São Francisco de Assis – HESFA; Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

09:00h às 10:30h – “Apresentação dOS trabalhos de Pesquisa”


Mediadora: Profª Drª Cecília Izidoro – Hospital Escola São Francisco de Assis - HESFA/ UFRJ

- “NEDEART: proposta de Educação em Ecologia da Mente

Arquiteta Dalva de Castro – Hospital Escola São Francisco de Assis – HESFA; Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Arquiteta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pelo projeto de restauro da Capela e Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA/UFRJ), auxiliada por estagiários – bolsistas de Arquitetura e Belas Artes, com especialização em Docência Superior., Autora do projeto “Novo Ensino Dirigido, Esporte e Arte – NEDEART; Coordenadora Executiva do "Programa Interdisciplinar em Artes Dramáticas, Ciências Sociais e Ecologia da Mente" – PACEM / UFRJ

- “Sabonete Terapêutico a partir do reflorestamento da Sangra d’água – planta do Cerrado”

Profª Mônica de Castro Pinto – São Luiz do Norte/ GO

Bióloga com Especialização em Plantas Medicinais pela Universidade Federal de Lavras/ MG – UFLA

- NUMENATI – Núcleo de Medicina Natural e Terapêuticas de Integração da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES/ DF

Instância da SES/DF que e propõe a adoção de um modelo de atenção que privilegiando a atenção básica e a adoção da promoção de saúde como eixos estruturantes, incorpore além da assistência ao processo saúde/adoecimento, outras dimensões do sujeito: a ecológica, a sócio-econômica, a etnocultural e a espiritual, construindo um modelo humanizado e efetivo. Tem como missão institucional a coordenação, regulamentação e avaliação na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal das atividades de medicina natural, fitoterapia e das práticas integrativas de saúde (homeopatia, medicina e terapias antroposóficas, meditação, shantala, yoga, acupuntura, automassagem, lian gong em 18 terapias, tai chi chuam, arteterapia. musicoterapia).

Apresentação: Dr.Marcos Freire, Médico, Sanitarista, Acupunturista; Coordenador da Automassagem.– NUMENATI/SES/DF

10:30h às 11:00h – Intervalo para um bom “brunch”



11:00h ás 13:00h – 3ª Mesa


“ECOS DA GRANDE SÍNTESE”

“"A ideia de síntese dialética do sagrado surge no Mahabharata e alcança o seu clímax na Gita. Sai Baba a resume como se segue: “Há uma só casta, a casta da humanidade; há uma só linguagem, a linguagem do coração; há uma só religião, a religião do amor; há um só Deus, e Ele é Onipresente.” Quando o coração está pronto, abre-se para o sagrado, e para esta compreensão de que “Fora da Caridade, ou seja, fora do Amor”, nas palavras de Chico Xavier, “não há salvação.”" Rubens Turci..

Mediadora: Profª Drª Jurema Gouvêa

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(2006). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuando principalmente nos temas: enfermagem obstétrica, cuidado de enfermagem, alcoolistas, terapias complementares e, assistência e produção e Coordenadora da Unidade de Terapias Alternativas Complementares – UNIPAC / HESFA / UFRJ.

Mesários:

Prof. Pesquisador Dr. Rubens Turci - Pesquisador do PACEM/UFRJ, do Laboratório de Estudos da Índia e Ásia do Sul - LEIAS/ UFRJ e do Laboratório de Gestão da Comunicação e da Cultura das Organizações da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis – FACC/ UFRJ. Doutorado em Social Sciences (Religious Studies) - McMaster University (2007), revalidado como doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) . Participa da linha de pesquisa “Religiões e Filosofia da Índia: Mahabharata (e.g., o Bhagavad-Gita), Ramayana, Puranas (e.g., o Srimad-Bhagavatam) e Kavya (e.g., Gita-Govinda).”

Profª Regina Stella Quintas Fittipaldi – Pro-Reitora de Meio Ambiente da Universidade da Paz (UNIPAZ-DF); Arquiteta e Urbanista pela Universidade de Brasília – UnB, Professora da arte do Tai Chi Chuan. Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas na qualidade de Terapeuta do Espaço e da Paisagem. Pós-graduada em Gestão Ambiental Em Cidades; Coordenadora em Brasília do movimento Cidades em Transição. Escritora de literatura e teatro infantil.

“Ecologia profunda: caminhos para o resgate do conceito do sagrado no Espaço”

MsC. Maria Beatriz Maury de Carvalho – Licenciada e Bacharel em Letras, Especialização em Ciência Política, Mestre e Doutoranda em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Diretora de Educação Ambiental e Difusão de Tecnologias do Instituto Brasília Ambiental. – IBRAM da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal – SEDUMA.

“Do Intelecto à Intuição”

Profª Jussara Rocha Ferreira - Doutora (1997) em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/USP . Atualmente é Professora Adjunto da Universidade de Brasília, Revisor de periódico da Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, Revisor de periódico da Arquivos da APADEC, Revisor de periódico da Veterinária Notícias, Revisor de periódico da Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Revisor de periódico da Ciência Animal e Membro de corpo editorial da Arquivos do MUDI. Tem experiência na área de Morfologia , com ênfase em Morfologia Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cebus apella, Animais silvestres, Brain, Neotropical primates.

“Transversalizando a Ética”


13:00h às 13:15h – Tai Chi Chuan

Susana Rosa – Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, pós-graduada em Atenção Básica pela Universidade Federal de Brasília - UnB; facilitadora e Coordenadora da prática de Tai Chi Chuan no Núcleo de Medicina Natural e Terapêuticas de Integração – NUMENATI, Secretaria de Estado de Saúde do DF.

13:15h às 14:00h – Elaboração da “Carta de Intenções”

14:00h – Encerramento

- Leitura da “Carta de Intenções”

- Show artístico de encerramento



EXPOSIÇÕES PARALELAS

Exposições fotográficas:

- Paz nas Águas - Viver em Estado Meditativo - traz a importância do autocuidado para os profissionais da saúde, da educação e do ambiente, por meio do autoconhecimento e meditação. Também aborda as pesquisas de Masaru Emoto sobre a capacidade da água em transmitir informações.

Organização: Coordenação da Meditação/NUMENATI e ONG Ararazul-Organização pela Paz Mundial

Apoio: Centro de Estudo Transdisciplinar da Água / CET-Água

- Mandalas Sonoras da Água - foi idealizada por Marcelo S. Petraglia que promoveu a pesquisa e a geração das Figuras Vibratórias da Água. Os registros fotográficos são de Gabriel Petraglia.

Organização: Coordenações da Musicoterapia e Meditação/NUMENATI e ONG Ararazul-Organização pela Paz Mundial

Apoio: Centro de Estudo Transdisciplinar da Água / CET-Água

Arte e educação:

“Antes Artes do que tarde” - Bené Fonteles

Exposição ( e venda) de livros e produtos dos professores palestrantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário