segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Relatório do 3° Seminário de Extensão em Ecologia da Mente

Por Luciene da Silva Oliveira

Tal experiência foi de imensurável relevância, não só para meu crescimento profissional / acadêmico, mas para meu crescimento enquanto ser humano, ser social, e como cidadã brasileira. Aumentando meu orgulho por ter nascido numa pátria tão abençoada, e tão planejada; como pudemos ter noção, de acordo com as breves palestras que nos falaram sobre a construção de Brasília, e até muito antes, de Portugal.


Mesmo diante das dificuldades que encontrei, desde a liberação de meu trabalho, da falta de dinheiro para a hospedagem, a dificuldade de locomoção para ir da casa de meus parentes à Escola da Natureza e o retorno (onde minha amiga e eu passamos alguns apuros), à longa viagem, um tanto desconfortável, não me abati e tentei "sorver" cada gota de conhecimento ali "despejada"!!!

E, quanto conhecimento!!! Fiquei maravilhada! Em muitos momentos, me senti como se estivesse no Jardim de Infância, onde um mundo novo se descortinava à minha frente; e os professores fossem "semi-deuses" detentores de todo conhecimento! O que me motiva, nesse momento, procurar cada vez mais tal conhecimento! Me motiva conhecer a mim mesma, ao mundo ao qual faço parte, à natureza em si, e a compreender cada vez mais ao meu semelhante (ao que sempre me propus fazer); e à buscar A Luz, e ser, nem que seja um pontinho luminoso nessa imensa esfera em que nos encontramos, fazendo diferença!!! E, assim como nesse simpósio, professores, seres tão ilustres, em tão pouco tempo fizeram diferença em minha vida, e nas daqueles que tiveram seus ouvidos, mentes, e corações abertos, espero poder fazer na de alguém um dia!!!

Como sugestão, quero enfatizar, que o tempo, foi nosso inimigo; não quero ser injusta com nenhum dos palestrantes, pois eles foram maravilhosos, por isso não citarei nomes, mas a maioria deles eu poderia ter ouvido por horas a fio, sem me cansar... E, em todas as palestras senti um "gostinho de quero-mais"!

E, nas atividades abertas, nas saídas, horário bem explícitos de chegada no ônibus! Pois com um grupo heterogêneo e pouco coeso, podendo ocorrer a dispersão e os desencontros. Fazendo-se, do meu ponto de vista, necessárias regras tais como: "- Às 13h, todos, em frente, ao monumento X, pois o ônibus partirá, impreterivelmente às 13: 05!" Para que ninguém se adiante, e ninguém se demore nos locais abertos, no caso de atividades livres, onde as pessoas podem se dispersar...

Enfim, essa foi uma experiência muito marcante em minha vida de maneira ampla! Dentre todos os simpósios, congresso e atividades acadêmicas das quais participei essa sem dúvida foi a mais "completa"!!!

Muito obrigada, Dalva, pela oportunidade de ter momentos tão agradáveis, onde pude aprender tantas coisas novas!!! Que Deus continue a iluminar sua vida, para continuar sendo essa bênção por onde você passa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário