Segundo Seminário de Extensão em Ecologia da Mente

“A ecologia da mente busca realizar a fusão dentro do Homem,

pensando uma estética que equilibre e harmonize

o viver nos comportamentos cotidianos,

vivendo mais do que afirmando”



Gregory Bateson (1904-1980)





ECOLOGIA DA MENTE


Cada ser vivo constrói sua identidade internalizando, em alguma medida, a ordem cósmica. Cada elemento prefigura o todo. Existe uma unidade na auto-organização do universo, uma interconexão fundamental entre matéria e energia de natureza essencialmente dinâmica: todas as coisas só existem em processo - a única coisa que não muda é a própria mutação.

Gregory Bateson chamou esta ordem de "padrão-que-liga-todas-as-coisas", superando o limite do "ego encapsulado", como queria Alan Watts. Cientistas consideram que existe uma interdependência entre todas as coisas no universo através de uma forma de mente, por isso Bateson nos propõe o conceito de uma "ecologia da mente" como campo de estudos, que inspirou em 1992 o Prof. Dr. Raffaele Infante a criar um programa, o PACEM - Estudo Interdisciplinar em Arte Dramática, Ciências Sociais e Ecologia da Mente.


Importância do evento

Integrar em um sítio da natureza, pesquisadores ligados a uma nova proposta de viver, fundamentada na percepção da inter-relação das partes interagindo em harmonia para formar um todo auto-sustentado, fornecendo aos participantes uma opção de relacionamento com o viver pleno e integro, com vistas a formar cidadãos mais conscientes para promover um amanhã melhor para todos e tudo.


Local

Espaço - Caxambu, Minas Gerais.


Atividades Programáticas

21/Fev – 09:00 – Abertura
09:30 as 12:00 e 16:00 às 18:00– Palestra
22/Fev – 09:00 as 12:00 e 16:00 às 18:00- Palestra
23/Fev – 09:00 as 12:00 e 16:00 às 18:00- Palestra
24/Fev – 09:00 as 13:00 – Palestra e encerramento


Docentes

Prof. Loryel R. Ferreira, filósofo (Instituto Brasilan/RJ)


Coordenação Acadêmica:

Profª. Dra. Priscila de Siqueira Kuperman (ECO/UFRJ)


Coordenação executiva:

Arq. Dalva de Castro M. Silva (HESFA/UFRJ)


PROGRAMA PACEM


O Programa PACEM surgiu como resultado de iniciativas realizadas a partir de um campo interdisciplinar de estudos e pesquisas desenvolvido por diversas unidades da UFRJ, e por outras Universidades e Centros de Pesquisa no Brasil e no exterior.

Partindo de uma atuação prática, busca-se estruturar novos conceitos e desempenhos nos campos da Arte Dramática, das Ciências Sociais e da Ecologia da mente

A superação de antigos paradigmas do conhecimento ocidental implicou no desenvolvimento de um novo campo interdisciplinar, a chamada Ecologia da Mente. Nesse sentido, foram desenvolvidos estudos em áreas como Teoria dos Papéis, Identidade Psico-cultural e Sistemas Antropológicos de Significação, abordando a religiosidade popular e as subjetividades alternativas (e marginalizadas sócio-culturalmente, como as psicóticas), buscando favorecer suas possibilidades de harmonização grupal - (visando uma Ecologia da Saúde Mental), utilizando amplamente novas sínteses metodológicas de criatividade popular.