DATA: 04 DE SETEMBRO DE 2010
LOCAL: ESCOLA DA NATUREZA – Parque da Cidade, Portão 05 / Brasília-DF
8:00h às 9:00h - Café Ecológico, Credenciamento e Entrega de Material
9:00h às 10:00h – Vivência “Dona Nobis Pacem: Dá-nos Paz" (Alongamento, Automassagem, Medicina Chinesa e Dança Circular )
Dr. Marcos Freire – Médico, sanitarista, acupunturista. Coordenador da Automassagem no Núcleo de Medicina Natural e Terapêuticas de Integração - NUMENATI - e membro do Comitê Central de Promoção da Saúde, ambos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Autor dos livros Automassagem e medicina chinesa e Tuiná para crianças – massagem chinesa. Formação em Análise e Síntese Transacional e Core Energetics. Focalizador de Danças Circulares e educador popular em saúde.
10:00h às 10:45h – ABERTURA DO EVENTO
Profª Bhadra Lêda M. Bevilacqua – Diretora da Escola da Natureza – Secretaria de Educação do DF
Profª Drª Cecília Mª Izidoro P. – Hospital Escola São Francisco de Assis – HESFA/ UFRJ
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(2008). Professora Assistente nível II da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Brasil., Coordenadora Acadêmica em Ciências da Saúde do programa PACEM/HESFA/UFRJ
Profª. Drª Vera Lessa Catalão – Faculdade de Educação Universidade de Brasília – UnB
Doutora em Sciences de l Education pelo Université Paris VIII, França (2002); professora colaboradora da Universidade de Brasília, co-fundadora da Escola da Natureza.
Autoridades:
Msc. Gustavo Souto Maior – Presidente do Instituto Brasília Ambiental – IBRAM”
Mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília (2000). Consultor Legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
E Convidados:
Luiz Cláudio de Oliveira: Conselheiro de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais; Conselheiro do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhço; ex Secretário Executivo da Associação Mundial da Água-Brasil; Consultor em Planejamento da Gestão Sócio-Ambiental Estratégica; Coordenador do Processo de construção da Agenda 21 local do município do Conceição do Mato Dentro/MG; Membro do Colegiado Nacional da Agenda 21.
11:00h às 13:00h – 1° MESA:
“BRASÍLIA, PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL DA HUMANIDADE”
"Hoje é o dia de Santa Cruz, o dia em que a capital novamente nascida, recebe seu batizado cristão; dia em que nela se verifica, pela primeira vez, a transformação do pão em carne e sangue do Salvador do Mundo; dia em que a cidade do futuro, a cidade que representa o encontro da pátria brasileira com seu próprio centro de gravitação, recolhe a sua alma eterna, a substância divina do Salvador. [...] Este é o dia do batizado do Brasil novo. É o dia da Esperança, o dia da Ressurreição da Esperança. É o dia da cidade que nasce. Plantamos, com o sacrifício da Santa Missa, uma semente espiritual neste sítio, coração da Pátria. [...] Que Brasília se modele na conformação dos altos desígnios do Eterno; que a Providência faça desta nossa cidade terrestre um reflexo da cidade de Deus; que ela cresça sob o signo da Caridade, da Justiça e da Fé. Ao Divino Espírito aqui presente, dirijo as minhas ardentes preces para que abençoe o povo brasileiro; e que me inspire a mim, homem humilde, a quem a Providência confiou a grande honra e desmesurada tarefa de presidir os destinos do Brasil nesta hora em que se inaugura uma nova era." (Presidente Juscelino Kubistchek) – Loryel R. Ferreira
Mediadora: Profª Drª Cecília Izidoro – Coordenadora Acadêmica do PACEM/Hospital Escola São Francisco de Assis - HESFA/ UFRJ
Mesários:
Prof. Loryel Rocha – ONG Instituto Mukharajj Brasilan – RJ. Filósofo, membro-fundador do Instituto Mukharajj Brasilan, professor-convidado do Programa PACEM da UFRJ; colaborador do jornal Suíço-italiano Mutamenti. Ministra palestras e cursos sobre ética, ciências interiores, filosofia e mitologia:
“Arqueoastronomia do Plano Piloto de Brasília:Mitos e Símbolos Associados”
Prof. Dr. José Luiz de Andrade Franco – Deptº de História e Centro de Desenvolvimento Sustentável – UnB “Disposições e Motivações para a Conservação da Biodiversidade no Cerrado e no Brasil”
Prof. Msc. Gustavo Souto Maior – Presidente do Instituto Brasília Ambiental – IBRAM Mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília (2000). Consultor Legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
“Missão Cruls”
Prof. Dr. Estevão Ribeiro Monti – Escola da Natureza/ Secretaria de Educação do DF: “Brasília, o Sertão Cerratense e o Pacto de Modernidade na Era Juscelino”
13:00h às 14:00h – Intervalo para almoço: Serviço no local “ Restaurante Flor de Lótus” ( R$ 15,00)
14:15h às 15:30h – OFICINAS DE VIVÊNCIA:
1 – CASA DA CORUJA (1 sala): “Práticas Terapêuticas Complementares”
Participantes do PACEM e da Unidade de terapias complementares – UNIPAC; Hospital Escola São Francisco de Assis – HESFA; Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Célia Gouveia: prof.ª Florais; Cromoterapia e Terapia das Pedras – UNIPAC/ HESFA
Eliani de Sá Mayerhofer: Terapeuta Natural e Holística (Radiestesia & Radiônica; Alquimia, Reiki) – PACEM/ UFRJ
Eliene Mª Santana Reis: Fisioterapeuta com Especialização em Acupuntura e Terapia Floral; Cromoterapeuta e Geoterapeuta – UNIPAC/ HESFA
Luzanyra Baptista Ignácio: Fisioterapia com Especialização em Acupuntura e Terapia Floral; Cromoterapeuta e Geoterapeuta – UNIPAC/ HESFA
Márcia Soares: Enfermeira Acupunturista – UNIPAC/ HESFA
Maria Cristina Gonsalves de Goveia: Enfermeira Reiquiana com formação em Radiestesia & Radiônica, Alquimia – PACEM/ UFRJ
Maria Terezinha dos Santos: Terapeuta Natural e Holística (Radiestesia & Radiônica ; Reiki) – PACEM/ UFRJ
2 - CASA TEIA DA VIDA (sala): “Roda de Biodanza”
Bhadra Lêda – Diretora da Escola da Natureza / Secretaria de Educação do DF – Educadora Ambiental Facilitadora de Biodanza
3- CASA DO BEIJA FLOR (sala): “Sensibilização: Ser Integral”
Rose D’Carmo. – Gestora de Negócios e Empreendimentos dom foco em gestão ambiental; Ecodesigner; Educadora Ambiental pela Escola da Natureza (360hs); e Prof. de Ensino “Inter-religioso”
4 - CASA DA ÁGUA (sala – 10 pessoas): “Arteterapia”
Alba Sony Bastos Oliveira – Arteterapeuta do Núcleo de Medicina Natural e Terapêuticas de Integração – NUMENATI, onde doordena as ações da Arteterapia na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES/DF. Graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília – UnB; pós-graduação no curso de especialização em Gerontologia Social pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; formaçãoem Arteterapia pela Clínica Pomar/RJ; formação no curso básico e avançado de Antroposofia na área da saúde pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica – ABMA Nacional e do Distrito Federal.
5 – ESPAÇO CULTURAL: “Movimento Vital Expressivo Sistema Rio Abierto”
Escola Rio Abierto de Brasília
15:30 às 15:45h – Intervalo: Café Ecológico
15:45h às 16:00 – Meditação
Drª Marly A. Simões e Silva - Médica, pediatra, foi atuante na implementação dos Bancos de Leite Humano dos hospitais públicos do SUS-DF. Acupunturista e coordenadora da Meditação no Núcleo de Medicina Natural e Terapêuticas de Integração - NUMENATI–SES-DF. Trabalha pela integração da Ecologia Pessoal, Social e Planetária. Membro do Colegiado Gestor da Coordenação Central da Política de Humanização na SES-DF; tem buscado a valorização e a vertente do Cuidado com o Cuidador. Membro fundadora do grupo interinstitucional “Centro de Estudo Transdisciplinar da Água/CET-Água” e da ONG Ararazul – Organização para a Paz Mundial.
16:00h às 18:00h – 2ª MESA
“ECOLOGIA DA MENTE: UM NOVO PARADIGMA”
”Segundo F. Capra, “Ecologia (do grego oikos- lar) é o estudo do Lar Terra. Mais precisamente o estudo das relações que interligam todos os membros do Lar Terra.”
Dentro da chamada “ecologia rasa”, por nosso lar se entende nosso Planeta, e concretamente a Fauna e Flora dele. Os seres humanos estariam fora e acima da natureza que seria “usada” por eles.
Isto, porém, é muito pouco. Acostumados como estamos a ser superficiais na solução dos problemas que criamos em nossas vidas, com a ecologia fazemos a mesma coisa. Grupos de ecologistas que, com toda boa vontade “lutam” para preservar nossa Natureza, se debatem tentando tirar sintomas sem modificar a causa.
Temos que mudar o Paradigma
Nosso Lar não é só o Planeta com sua fauna e flora. Há algo mais: seres humanos que com sua vida, suas mentes, completam o ciclo, a teia da vida de nosso Planeta. E como vamos preservar nossas florestas se não preservamos antes nossas mentes, fio fundamental nesta teia da vida, capaz de desarmonizar tudo a sua volta?
Nosso Lar primeiro é nossa mente que precisa de um novo modelo que seja capaz de criar uma unidade interna, que saiba que é parte integrante de todas as demais vidas e da Consciência da qual tudo faz também parte.
Só desta forma poderemos desenvolver uma ecologia capaz de realizar naturalmente sua finalidade que é criar uma sociedade sustentável. – Juan Ribaut
Mediadora: Profª.Drª Jurema Gouvêa
Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(2006). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuando principalmente nos temas: enfermagem obstétrica, cuidado de enfermagem, alcoolistas, terapias complementares e, assistência e produção. Coordenadora da Unidade de Terapias Alternativas Complementares-UNIPAC/ HESFA
Mesários:
Prof. Juan Ribaut – ONG Instituto BioSegredo – professor-convidado do Programa PACEM da UFRJ/ Rio de Janeiro
Filosofo Psicoterapeuta e Radiestesista pesquisador de Radiônica e Bioprogramação com diversos livros publicados: - Radiônica: A Ciência do Futuro; - Guia Prático de Radiestesia; - O mistério dos Pêndulos desvendado; - A caminho da estrela; - A caminho do Amanhã; - Net, o mundo emergente.“Energia Mental: A imaginação, um mundo além da razão”; “Sortzel, meu amigo das estrelas”.
Profª. Dra.Vera Lessa Catalão – Faculdade de Educação da UnB. Doutora em Sciences de l Education pelo Université Paris VIII, França (2002); professora colaboradora da Universidade de Brasília, co-fundadora da Escola da Natureza. Pesquisa sobre metodologias em Educação Ambiental e Ecologia Humana com ênfase na abordagem complexa e transdisciplinar de temas ambientais, especialmente sobre a ecopedagogia da água e seu universo simbólico. Participa do Comitê científico do Laboratorio da Complexidade do CDs-UnB e do Groupe de Recherce en Ecoformation (GREF) da Universidade de Paris VIII e Universidade François Rabelais de Tour.
“Ecologia Profunda – As Águas e seus Segredos”
MsC. Eduardo Weaver – Diretor Presidente da EcoSintonia Treinamentos Corporativos, empresa de treinamento e projetos na área ambiental com enfoque holístico e integrativo. Engenheiro eletrônico pela PUC-RJ, Master of Science pela University of Birmimgham, Inglaterra, com MBA em Gestão Empresarial pelo INPG - Instituto Nacional de Pós-Graduação. Presidente da Editora Teosófica; Editor da Revista Sophia e, Gerente de Educação da Fundação União Planetária – UP. Instrutor de Yoga, estudioso da Filosofia Oriental.
“A mente iluminada e a construção da aldeia global - Nova cultura Empresarial”
Profª Sônia Reis – Psicóloga; Psicodramatista Junguiana; Didata em Biodanza e suas Extensões/ Autora dos Livros: "Biodanza expressão da identidade", "Os 4 elementos aproximando Jung e Toro" Criadora do Projeto Oficina das Emoções com Mitos: Eros e Psoquê, Narciso e o Santo Graal. – Diretora da Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro de Brasília
“Educação Biocêntrica – a Pedagogia do Afeto”
18:00h às 20:00 h – Momento Cultural
- Comidinhas típicas do Cerrado
- Roda de Viola com Músicos Locais
- Danças Circulares Transculturais
Nenhum comentário:
Postar um comentário