terça-feira, 31 de agosto de 2010

Terceiro Seminário de Extensão em Ecologia da Mente

Programa PACEM


"Programa Interdisciplinar em Artes Dramáticas, Ciências Sociais e Ecologia da Mente" – PACEM; Hospital Escola São Francisco de Assis – HESFA; Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

O programa PACEM surgiu como resultado de iniciativas realizadas a partir de um campo interdisciplinar de estudos e pesquisas no campo da saúde mental desenvolvido por diversas unidades da UFRJ, e outras Universidades e Centros de Pesquisa, no Brasil e no exterior.

Partindo de uma atuação prática, busca-se estruturar novos conceitos e desempenhos nos campos da Arte Dramática, Ciências Sociais e da Ecologia da Mente.

Com o objetivo de superação de antigos paradigmas do conhecimento ocidental, favoreceu ao desenvolvimento de um novo campo interdisciplinar, a chamada “Ecologia da Mente”.

Nesse sentido, foram desenvolvidos estudos em áreas como Teoria dos Papéis, Identidade Psico-cultural e Sistemas Antropológicos de Significação, abordando a religiosidade popular e as subjetividades alternativas ( e marginalizadas sócio culturalmente, como as psicóticas) , buscando favorecer suas possibilidades de harmonização grupal( visando uma Ecologia da Saúde Mental), utilizando-se amplamente de novas sínteses metodológicas de criatividade popular.

Rafaelle Infante (1951-1998) – Fundador
Psiquiatra, diretor do Instituto de Psiquiatria da UFRJ por duas gestões


ECOLOGIA DA MENTE

Pode ser entendida como um processo de produção de subjetividade que se constrói a partir de paradigmas de inspiração ética. Sua proposta é ressaltar a natureza empírica capaz de apropriar-se de um universo de valores capaz de reinventar novas práticas sociais e novas práticas de si em relação ao Outro.


Importância do Evento

A relevância do projeto está em imprimir à UFRJ e às Instituições Governamentais, Não Governamentais e Privadas em parceria, o comprometimento social com a efetiva abertura às reflexões e práticas pedagógicas de antigas tradições ou novos modos de viver, dentro de uma proposta de integração no Planalto Central de professores, pesquisadores e comunidade em geral, sintonizados com uma nova proposta de vida fundamentada na percepção de inter-relação das partes interagindo em harmonia num todo auto-sustentado, fornecendo aos participantes caminhos para um vivenciar pleno e integro, de modo a formar cidadãos mais conscientes para promover um amanhã melhor para o planeta.


Coordenação Acadêmica do PACEM:

Profª Drª Priscila Kuperman – Coordenadora Acadêmica em Ciências Humanas - ECO/ UFRJ

Profª Drª Cecília Izidoro – Coordenadora Acadêmica em Ciências da Saúde- HESFA/ UFRJ

Prof. Dr. Rubens Turci – Vice-Coordenador Acadêmico – LEIAS/UFRJ


Docentes:

Profª Drª Jurema Golveia – Hospital Escola São Francisco de Assis - HESFA/ UFRJ

Prof. Dr. Leonel Aguiar – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/ RJ

Prof. Dr. Loryel R. Ferreira – ONG Instituto Mukharaj Brasilan

Prof. Dr. Rubens Turci – Laboratório de Estudos sobre a Índia e Ásia do Sul - LEIAS/ UFRJ

Prof. Juan Ribaut – Instituto BioSegredo /SP


Coordenação Executiva:

Arquiteta Dalva de Castro M. Silva – Hospital Escola São Francisco de Assis – HESFA/ UFRJ

Organização Distrito Federal:

Rose D”Carmo – Gestora de Negócios com foco em Gestão Ambiental / Associação Ética Estética da Existência

Parceria / Colaboração: Escola da Natureza – Secretaria de Educação do Distrito Federal – GDF.

Participação : Universidade de Brasília – UnB, Faculdade de Educação e Centro de Desenvolvimento Sustentável; Secretaria de Saúde – SES, Núcleo de Medicina Natural e Terapêuticas de Integração – NUMENATI/ Centro de Estudo Transdisciplinar da Água – CET-Água; Instituto Brasília Ambiental – IBRAM; e Universidade da Paz – UNIPAZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário